segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Espuma no Brasil











Com o significado de evolução, a espuma certamente foi responsável pela viabilização de algumas manobras. Não acredito que várias manobras se tornariam realidade sem ela. No Brasil onde já temos dificuldades suficientes, praticar novas manobras em uma piscina foi sempre uma expectativa enorme, a permissão de se deixar sonhar mais alto e principalmente o distanciamento do flip.

Aos poucos em locais de pouco conhecimento foram surgindo algumas quantidades de espumas amontoadas no jeitinho brasileiro, que não ofereciam segurança real de uma caixa porem aos mais aventurados já servia de algo, sendo assim as primeiras tentativas de flip de Joaninha há alguns anos. Após muito tempo foram construidas algumas piscinas realmente por assim dizer. No Brasil além de não contar com facilidades, desta vez na verdade o que aconteceu foi uma fatalidade!!!! Após muita batalha e contando com apoio de patrocinadores foi construída uma caixa e mais uma conquista realizada, mas seria este apenas o início da tragédia !!

Assim que pronta com todos os fardos de espuma abertos, guincho ligado na energia, foi marcado um treino e também uma matéria para a TV. No primeiro contato a adaptação e ajustes.... Simão em sua segundo salto com muita determinição no flip acabou num eject onde sua moto levou a pior incapacitando seu frame, guidão, ponteira e outras peças. Para a realização da matéria fizeram-se presentes os pilotos Jeff Campaci, Gnomo e Raphael Arnellas de Campinas, já no local Gian e Pao Bergamini acompanhados por Marcelo Simões contando com grande ajuda do piloto Waguininho que emprestou as peças que faltavam em sua moto.

Neste dia tudo correu bem e estava se tornando questão de tempo para que novos rumos fossem traçados na cena do FMX brasileiro. Mais um dia de treino na espuma e então as preparações para etapa da Copa Brasil de FMX no Rio eram necessárias e a espuma ficou para depois. Após um final de semana incrível com vários pilotos reunidos e muitas manobras, depois de retornar foi dada a terrivel notícia que as espumas tinham pego fogo!!! O serralheiro esteve lá para efetuar ajuste de solda no guincho e num descuido algumas faiscas acabaram dando início a um incêndio que transformou espumas e sonhos em cinzas, felizmente ninguém saiu ferido. O serralheiro azarado ficou com o prejuízo financeiro, ja entregou algumas espumas restando poucas para ficar como antes.


Fica agora a missão de retomar esse trabalho recuperar a piscina com foco nos treinos superando mais uma passagem!! Hoje temos no Brasil cerca de 5 caixas de espuma onde alguns pilotos vem preparando seu arsenal para quebrar barreiras!! Com vários pilotos brasileiros de retorno em temporada de treinos nos E.U.A. em contato com o melhor da cena mostrando nossa capacidade com atitude e trazendo para o Brasil informações e conhecimento que serão cruciais para o contínuo crescimento do esporte como um todo no Brasil. Ao se juntar os fatos não se pode deixar de criar expectativas que agora com essa carta na manga, as manobras de flip e muitas outras virem rotina por aqui também e nossos pilotos possam atuar por todo o mundo e essa distância eliminada.

Um comentário:

burningSnake disse...

muito bom o blog! a tempos que procurava um lugar bom para conhecer melhor o FMX brasíleiro!!